terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCRIMINA IMIGRANTES

Um estudo divulgado nesta terça-feira conclui que a Comunicação Social portuguesa continua a fazer um tratamento discriminatório dos imigrantes e das minorias quando noticia acontecimentos que envolvem estas populações.
Realizado em parceria pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (
ERC), pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) e pela Universidade de Coimbra, o estudo intitulado "Emigração, diversidade étnica, linguística, religiosa e cultural na imprensa e na televisão em 2008", incidiu sobre a imprensa diária e semanal, e sobre os três serviços de programas generalistas de televisão de sinal aberto, e refere-se a 2008.
No estudo afirma-se que “em determinados acontecimentos que envolvem imigrantes e as designadas minorias, as peças jornalistas tem como temática o "crime" e "observa-se que tanto os jornalistas, como os meios de comunicação social manifestam comportamentos que tendem a infringir alguns dispositivos presentes na Constituição Portuguesa, no Estatuto do Jornalista, na Lei de Imprensa e da lei da televisão”.
O trabalho destaca que o recurso a discursos opinativos e a juízos de valor é recorrente, infracções estas que podem estar enquadradas nos artigos 12º e 13º da Constituição Portuguesa, nomeadamente através "de intervenções discriminatórias dos jornalistas/pivôs ou repórteres, que enfatizam nas peças de imprensa e de televisão a ascendência, a raça e o território de origem como determinantes para a compreensão dos acontecimento.
As condições de trabalho dos imigrantes e as dificuldades que enfrentam no processo de inserção são temas poucas vezes abordados e em contrapartida o tema "crime" aparece como o mais associado aos imigrantes e às minorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários feitos pelos visitantes não deverão conter linguagem ofensiva, na forma e conteúdos, e poderão ser removidos se violarem este espírito.
Entretanto,surgiram comentários sem qualquer relação com as respectivas postagens,o que é profundamente lamentável.Assim,decidi reactivar a moderação de comentários facto que,aliás, me desagrada sobremaneira